terça-feira, 16 de agosto de 2011

A emoção durante trekking

A equipe 10Norteados fez seu primeiro vídeo no meio de uma etapa de trekking. Já tínhamos feito um vídeo, mostrado na página Quem somos no qual nossa calculista Kátia desce de rapel de uma ponte, mas esse novo vídeo não foi feito durante paradas (até por que a gente tava tão atrasado que nem paramos no neutral, hehe).

O interessante nisso é que dá para ver algumas conversas apressadas, passagem em pontos mais difíceis e momentos que estamos em dúvida sobre para onde ir (maldito navegador). Esse vídeo foi gravado durante a 8a Etapa do Circuito Mineiro de Trekking, organizado pelo Minas Trekking.


Nesse vídeo ainda não mostramos a navegação por bússola, o momento da chipagem, os neutrais, etc. Na próxima etapa vamos tentar mostrar mais alguns lances interessantes, principalmente as paisagens e passagens de trechos difíceis como rios e barrancos.

domingo, 14 de agosto de 2011

Você não sabe o que é uma meia maratona!

O que você acha de correr 10 km? Já pensou em correr uma meia maratona? E que tal e ideia de correr a corrida de São Silvestre?

A maioria das pessoas não veem nada de mais em uma meia maratona, mas quando falamos na corrida de São Silvestre falam: "nooooooossa!", "você chegou?"... Mas na verdade a São Silvestre não é uma maratona, nem se quer uma meia maratona! Não estou desmerecendo a corrida, afinal são 15k respeitáveis, difíceis, cheio de subidas. E ainda tem toda a tradição da corrida com maior número de participantes do Brasil. Tem o glamour da transmissão fiel todos os anos, etc. Mas em termos de dificuldade não podemos comprar com uma meia maratona.

A suíça Gabrielle Andersen-Scheiss
na Chegada da Maratona da Olimpíada
de Los Angeles - 1984
A questão aqui não é a supervalorização da São Silvestre, mas sim a desvalorização da meia maratona. Quando eu (rubens21) e o Eduardo Resende (@eduardoar) conseguimos sobreviver à Meia Maratona da Linha Verde foi o maior orgulho para nós, pois somos amadores, com menos de um ano (na época) de corridas e a Linha Verde é uma prova muito difícil, com variação de altitude de mais de 140 metros. Isso mesmo! do ponto mais baixo até o mais alto subimos 140 metros, sendo que podemos subir e descer várias vezes. E quando falamos para as pessoas que corremos 21km, elas falam: "ah foi?", "legal hein". Já quando falamos na São Silvestre...

Só para dar uma ideia do que significa 21km, abaixo existem algumas comparações em diversas cidades brasileiras, para você ter uma noção na sua realidade:

Belo Horizonte - Dar duas voltas dentro da cidade administrativa e seguir até a praça da estação.
São Paulo - Sair da praça da consolação e seguir até o Autódromo de Interlagos
Rio de Janeiro - Partir da porta do Aeroporto do Galeão e seguir até o aeroporto Santos Dumont
Salvador - Partir do Farol da Barra e seguir até a Praça da Sereia, em Itapoã
Ilhéus - Partir da ponte do Iguape ir até o Aeroporto Jorge Amado e voltar (Ilhéus está na lista pq sou ilheuense, hehe)

Pois então, se alguém agora lhe disse que chegou vivo após 21k de corrida, diga: "nooooossa!", "você sobreviveu!?", "você deve ter treinado um ano!".

sábado, 6 de agosto de 2011

Observação de baleias jubarte - Prado - Bahia

Os 10Norteados são pura aventura! Nosso mais recente passeio foi para o Recife de Guaratiba e no mesmo dia partimos para a observação de baleias Jubarte, no Prado-BA.


Dessa vez vamos ficar devendo fotos melhores, por que nosso fotógrafo não teve muita sorte para conseguir clicar nossas colegas de sobre-peso, as danadinhas só apareciam quando eu estava filmando e mesmo assim consegui perder um salto excepcional por que me distraí com golfinhos. Isso mesmo! lá tb aparecem golfinhos, mas é mais difícil encontrá-los. Geralmente eles que nos encontram.

Como chegar até lá?

O Recife de Guaratiba fica no litoral baiano, mais ou menos entre a cidade do Prado e Alcobaça (Veja no nosso mapa). Para chegar até lá você precisa procurar por agências de passeio que oferecem esse serviço nessas cidades (acredito que em Caravaleas-BA também deva haver esse serviço). Nós fomos na escuna Sereia de Guaratiba (0 73 9154-9664). Os valores variam muito, vai desde 60 reais á 300, de acordo com a embarcação.

Kátia e Rubens - Equipe 10Norteados
A melhor época para ir é entre os meses julho e novembro, pois nesses meses as baleias jubarte estão lá por perto para fazer a reprodução (eita bahia afrodisíaca!). Fomos vê-las também.

As Jubarte são enormes, podem chegar até 19 metros e pesam aprox. 40 toneladas (Fonte Wikipedia). São bem sociáveis, apareceram para a gente várias vezes, passaram bem próximas ao barco, fizeram sinal com a nadadeira (juro que parecia que era para a gente). E uma ainda deu um salto fenomenal que perdi por causa dos golfinhos.

Se você for lá, não vá achando que é um zoológico, e quando chegar em alto-mar as baleias vão estar lhe esperando para dar saltinhos. Vi uns turistas chatos na escuna em uma das vezes que fui, reclamando que as baleias estavam longe ou que demoramos para encontra-las. Na verdade não tem como ter certeza que vamos achá-las, elas podem simplesmente fugir não querendo ser vistas. Das duas vezes que fui as baleias apareceram. A primeira vez vimos elas a uma distância de 200 a 300 metros, não saltaram, mas uma delas veio bem perto do barco por debaixo dágua e pudemos ver aquela mancha escura enorme passando ao nosso lado, cerca de 5 metros do barco. Da segunda vez o dia estava mais claro, elas chegaram a uns 50 metros, apareceram mais, uma saltou e ainda deu tchauzinho para a câmera.

Entrada de Alcobaça-BA, com o mascote da costa da baleia
Esse foi um passeio bem diferente de qualquer outro que fiz, essa é a grande diversão. Afinal você sempre pode ir em uma grande parque, zoológico, montanha, etc... mas não é todo dia que você vê uma animal gigantesco vivendo em seu habitat natural e ainda por cima sendo gentil e sociável.