sábado, 10 de setembro de 2011

O primeiro colocado fui eu

No último domingo, dia 04 de setembro de 2011, eu simplesmente humilhei meus adversários. Corri os 21.047 km deixando-os todos para trás sem nenhuma modéstia ou fair play, afinal ter dó do adversário é coisa de perdedor. Todos eles só chegaram depois de uns 10 ou quinze minutos, alguns só chegaram mesmo no dia seguinte, rs.

Você pode até pensar que quem escreveu esse texto foi algum ultra-atleta arrogante, ou alguém delirando, mas  na verdade fui eu, Rubens Silva (@rubens21), navegador dos 10Norteados. E meus adversários eram as dores, o calor, meu calcanhar, minha panturrilha, algumas vezes a sede, etc. E eu realmente coloquei eles "no chinelo".

Em outro post, escrevi sobre as pessoas não se darem conta da dificuldade de uma meia maratona, mas faltou explicar mais um equívoco cometido pelas pessoas que não correm. Logo que você fala que percorreu os benditos 21K, alguns desavisados perguntam: "Chegou em qual posição?", "Ganhou?", "Você tinha alguma chance?"...e para esses perguntas eu respondo: "Em pé!", "Ganhei lanchinho no final" e "Tinha chance beber água a cada 4k". Mas pera lá!! Atletas amadores não tem esses objetivos! Vou roubar as palavras do Bruno Faria @brunofaria_ (Rei do Trekking 2009) que explicam bem o espírito da corrida amadora: "Para nós, corredores amadores, não importa em que lugar vc está, e é uma vitória cruzar a linha de chegada! (...) O adversário é você mesmo. O objetivo é você quem estipula, e cabe a você decidir se vai conquistá-lo ou não!"

A corrida é um esporte totalmente democrático, talvez não haja nenhum tão heterogêneo quanto este. Enquanto você corre, passa por você atletas gordos, magrélos, velhinhos, e até velhinhas, por que não?! Veja os tempos das coroas de mais de 55 anos, duas ganharam de mim, do Eduardo Resende (@eduardoar), e de muitos homens com menos de 30 anos. Tá bem, nós não somos a melhor referência para comparação, rs.

Enfim, se você pretende correr ou está conversando sobre corrida com um atleta amador, leve em consideração o objetivo dele, que pode ser alcançar um certo tempo, ou manter uma certa cadência (chamamos de pace) ou pode ser apenas de chegar. Eu consegui chegar em primeiro! Meu objetivo era chegar entre 2h e 6m ou 2h e 10m, mas consegui chegar em 2h2m. Outro trekkeiro, o Geraldo @geraldoeulerjr (organizador das provas do Minas Trekking), conseguiu chegar em 1h53m mesmo tendo ido para uma etapa de trekking na véspera e dormido apenas 3 horas. Você ainda diz que ele não ganhou a corrida?