terça-feira, 25 de setembro de 2012

Contador de passos: instruções e dicas

O contador de passos é uma das posições na equipe de trekking. Sua função é medir com a maior precisão possível a distância percorrida pela equipe, pois é baseado na distância que se pode calcular a velocidade e, consequentemente, permanecer no tempo ideal da prova. O integrante contador de passo deve ter um passo regular, que não mude com frequencia apesar da diferença de relevo, inclinação e velocidade. Dê uma lida sobre a descrição das funções na equipe e leia alguns posts sobre as regras do trekking para entender melhor por quê sua equipe vai precisar saber a distância percorrida.
No vídeo abaixo, alguns participantes do circuito mineiro de trekking explicam o que faz o contador de passos, dão algumas dicas para manter o passo regular e explicam a importância de ter um bom contador de passos na equipe.


Agradecemos a participação de todos pela participação no vídeo, pela colaboração e simpatia. Participaram desse vídeo Eduardo Resende, Equipe 10Norteados, Flávio da Equipecanha, Rodrigo da Equipe RJ Trekking Team, Míria da Equipe Camellos e Fernando da Equipe Negróides.


domingo, 2 de setembro de 2012

Conhecendo a Planilha de navegação

Dando prosseguimento aos vídeos sobre o esporte, a equipe 10Norteados produziu o segundo vídeo da série. Neste vídeo é explicado como utilizar a planilha de navegação que orienta as equipes durante a prova para se manter na trilha. A descrição da planilha foi apresentada gentilmente por Geraldo Euler, diretor de prova do Minas Trekking, empresa que organiza o circuito Mineiro de Trekking. O vídeo também mostra cada parte da planilha sendo explicada durante uma prova real, que ocorreu em Belo Horizonte, durante a 8ª etapa do circuito 2012, que marcou o re-lançamento da campanha Eu Amo Bh Radicalmente.

Este foi o vídeo que teve maior fidelidade à realidade de participação da prova, pois foi filmado sem interrupções para explicar! Todas as partes da prova foram gravadas enquanto resolvíamos os caminhos, cálculos, passos e tudo mais. Justamente por este motivo, algumas partes não conseguimos gravar, como a parte de navegação em trechos com rali de bússola, afinal nossa equipe também estava competindo e não podia se atrasar. Mas depois do trecho com o rali de bússola nós explicamos como ocorreu.

Apesar da nossa equipe ser da categoria Graduados, a explicação foi feita baseada na planilha de Trekkers e Novatos, afinal o público que quer conhecer o esporte deve começar pela planilha mais simples, então caso você pretenda avançar de categoria e ir para Graduados, lembre-se que a planilha das categorias Graduados e Elite tem algumas novidades e surpresas durante a prova: os cálculos não são entregues junto com a planilha; as vezes só recebemos a planilha instantes antes da largada da equipe; trechos são incluídos durante a prova sem avisos prévios, etc.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O que é Enduro A Pé? Como funciona a competição de trekking?

Este é um vídeo piloto de uma série de que a equipe 10Norteados irá produzir durante o segundo semestre do circuito mineiro de Trekking de 2012.

Ele foi gravado durante a 7ª Etapa Do Circuito Mineiro De Trekking - São Bartolomeu. O Trekking ou enduro a pé é uma competição parecida com o raly de veículos, porém é feito a pé. O objetivo é manter a regularidade durante a trilha e percorrer a trilha correta de acordo com a planilha de navegação.

domingo, 24 de junho de 2012

Final do primeiro semestre do Circuito Mineiro de Trekking 2012

Durante esse semestre nossa equipe esteve ausente do blog e só estamos postando os vídeos das etapas agora. No próximo semestre estamos planejando fazer vídeos com dicas para novatos e curiosos pelo esporte. Afinal temos que compartilhar informações sobre experiências na trilha para contribuir com outras equipes de trekking, caminhadas, trilha, etc.

Durante esse semestre nossa equipe apenas fez aquecimentos para desenferrujar, pois em 2011 concluímos apenas 3 etapas. Em 2012 conseguimos apenas um humilde sétimo lugar na 4ª etapa (em Macados na Etapa Noturna) e terminamos o semestre da 10ª colocação.

Queremos mudar esse quadro e nos dedicar mais no segundo semestre que começa dia 08 de Julho. Infelizmente já temos uma baixa, nosso navegador Rubens (@rubens21) não estará presente, mas seremos muito bem representados pelo Eduardo (@eduardoar) e pela Kátia.
Vamos a um resumo das etapas de 2012:

A zica de 2011 nos acompanhou na prova treino em Janeiro. Nosso carro falhou e tivemos que ser guinchados. Acabamos não participando da prova treino.


Uma semana depois, fomos para o bairro Sion, em Belo Horizonte, para a etapa Urbana. Ficamos em 12º.


Em Fevereiro fomos para Brumadinho, ficamos apenas na 8ª posição. A trilha foi muito bonita, passamos por um trecho curto em um rio na altura das pernas. Nessa etapa as equipes receberam a planilha com apenas duas páginas. E após alguns trechos recebemos a planilha completa. Isso deixou a prova mais corrida.


Na 3ª etapa, em Sabará-MGficamos em 12º. As trilha em Sabará sempre têm muitas subidas e descidas íngremes, e essa não foi diferente. O diferencial dessa etapa foi que algumas instruções estavam ao contrário, ou seja, as instruções estavam no sentido de quem estava vindo da direção. Isso também fritou o cérebro dos navegadores.


A 4ª Etapa foi noturna e em Macacos, Nova Lima-MG. Essa etapa foi desafiadora e cheia de surpresas. No meio da trilha havia uma instrução para alteração na planilha. Isso pegou todos de surpresa. Nossa equipe ficou em 7º lugar.


Os 10Norteados não participaram da 5ª etapa.
Na 6ª etapa, em Congonhas-MG, nossa equipe ficou na 9ª colocação. A etapa foi muito bonita, provavelmente a mais bonita do semestre. Houve muitos trechos inteiros com água, passando por cachoeiras, matas fechadas e mirantes. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Que venha o circuito 2012 de Trekking!

Mais uma vez nossa equipe encerrou o ano participando da Corrida de São Silvestre.

A chuva era forte e as decidas eram íngremes, parecia que a qualquer momento alguém escorregaria e haveria uma avalanche de gente.

Nem da para dizer se fez frio ou calor, pois apesar da água gelada da chuva o esforço da corrida mantinha a temperatura agradável.

Esse banho em movimento ajudou os 10Norteados a lavar a alma e entrar em 2012 preparados para esquecer as pouquíssimas participações de 2011, tivemos 15km para pensar nas 4 etapas que participamos e para esquecer os vacilos que tanto nos irritaram, erros que não pretendemos cometer novamente.

Assim como no trekking, nós fizemos um vídeo para tentar passar a sensação real que vivemos, mas por motivos óbvios no caso da corrida não deu para fazer muitas narrações detalhando cada situação.